domingo, 5 de junho de 2011

Proliferação da profissão web designer


Bom, para começar este post, quero deixar bem claro: Ser Web Designer não é uma brincadeira ou um passatempo feito pros que vivem logados na internet. Ser web designer é ter uma PRO-FIS-SÃO como qualquer outra.

Navegando nas comunidades do Orkut, vendo as dúvidas das pessoas, sempre me deparo com posts do tipo “PROFISSÂO WEB DESIGNER” – QUERO SER WEB DESIGNER” – “ME AJUDEM, VENDI UM SITE E NÃO SEI COMO FAZER”, com pessoas dizendo que querem ‘virar’ web designer e frase como “a eu gosto de editar as imagens, fazer montagens, e também vejo uns sites de joguinhos legais, e sei que tem vários tutoriais na net então pensei em virar um, mas queria saber o que devo estudar primeiro, por onde eu começo”.

Perguntas desse tipo me fizeram refletir sobre o assunto e escrever este post.

Que fique claro: WEB DESIGNER NÃO É BRINCADEIRA.

Ser Web Designer é ter uma PROFISSÃO como qualquer outra, que exige muito mais conhecimento teórico do que conhecimento técnico. Não é porque você sabe mexer no photoshop, fireworks é sabe fazer algumas belas animações em flash e aprendeu HTML e CSS naquele site de vídeo-aula que você será um Web Designer.

Primeiramente você precisa saber se realmente gosta de trabalhar com criação na internet (e não é gostar por que ‘sabe mexer no photoshop’). O Web Designer é um compulsivo-obssessivo por conhecimento tecnológico/artístico voltado a Web. É uma coisa que vem da alma, algo que te faz acordar e dizer “- Nossa! Meu trabalho esta atrasado, preciso correr para chegar ao serviço.”

Se você leu até aqui e sente tudo isso: profissionalize-se! Existem várias escolas/cursos físicos e online que formam “Web designer“, o que de longe, significa que você está familiarizado com as ferramentas e as boas condutas/regras da profissão. Essa é só a ponta do seu iceberg particular.

Para ser bom é necessário dedicação (muita dedicação!). Por experiência própria, todo curso te mostrar apenas onde é o final da rua... e nada mais. O resto meu amigo, é com você. Procure se dedicar a ampliar seus conhecimentos com livros, artigos e dicas de bons e reconhecidos profissionais da área.

Um bom profissional de web designer tem uma visão completa: ele sabe trabalhar a teoria juntamente com a prática. Digo teoria porque hoje muitos fazem sites sem nem ao menos saber para quem estão fazendo, e o porque. Isso você aprenderá somente estudando.

Hoje existem muito “Sobrinhos” espalhados pelo mundo. Aqueles caras que aprendem a fazer sites via tutorial na internet, e saem vendendo como se fossem bala icekiss (as famosas 3 por 10). Pra nós, profissionais formados, a indignação com essa situação é geral.

Nós, profissionais de web designer, que estudamos e dedicamos a maior parte de nosso tempo a oferecer sempre o melhor a quem procura por nossos serviços, nos depararmos com essa raça de “sobrinhos“ que se fazem e dizem como nossos concorrentes, vendendo sites baratos para conseguir um JOB, todos os dias em todos os cantos da internet. Essa mesma raça de pessoas sem o menor comprometimento com nada a não o dinheiro que lhes vai ser pago, promove dia após dia, a desvalorização do profissional que “trilho o caminho certo”.

Não rapaziada, vocês sequer chegam ‘aos nosso pés’ a nível de conhecimento. Nós nos preocupamos com o que oferecemos ao cliente e como seu público-alvo irá receber o novo investimento online dele. Nós, fizemos nosso ‘dever de casa’. ;)

Então para não prolongar de mais o post, vou resumir tudo: se você quer entrar para a família de web designers, te aconselho a estudar muito. Pesquise sobre a profissão na internet, pergunte a alguém que já trabalha como web designer sobre sua rotina profissional, e PELO AMOR DE DEUS, não baixe vários terabits de vídeo aulas!!! Isso não vai engrandecer nem contar ser uma boa formação (isso não é ‘se formar’ na profissão) em seu currículo, como um web designer. Atitudes como essas, só demonstram que você É UM MALDITO SOBRINHO, daqueles que só vieram ao mundo para se aproveitar da boa fé das pessoas e suas necessidades em assuntos que sequer já ouviram falar.

Se você leu tudo isso e descobriu que realmente quer ser um web designer, siga os links e abrace o grande desafio que você terá pela frente:

  1. O melhor site para aprender CSS - http://maujor.com/
  2. Site para aprender tableless - http://www.tableless.com.br/
  3. Esses cursos do TIO Bruno são realmente excelentes - http://www.brunoavila.com.br/
  4. Usabilidade, o que é e sua importância - http://usabilidoido.com.br/
  5. Agência de desenvolvimento web - http://ariadnepinheiro.com

Livros:







Criação de sites na era 2.0







Construindo sites com CSS e (X)HTML







Princípios de web Designer maravilhoso

Comece por esses e NUNCA MAIS pare de buscar conhecimento! Seu cliente e a internet agradecem!

2 comentários:

  1. Fato dos fatos... o povo axa que ser web designer é brincar de fazer site... que "fazer site é fácil demais"... infelizmente, nossa PROFISSÃO não tem o reconhecimento que merece, mas um dia isso ainda vai mudar! Parabéns pelo blog (:

    ResponderExcluir
  2. Kaiky Fernandez Barbosa valeu Kaiky Fernandez Barbosa irei fazer uma outra postagem com um conteúdo mais atualizado.

    ResponderExcluir