
Recentemente lançado no blog oficial do Google, um artigo explica os novos critérios de rankeamento ( USABILIDADE, DESIGN e IMAGENS).
O que seria isso?
Simples, o Google quer oferecer aos seus usuários uma boa experiência, por isso, de nada adianta ele encontrar um site que está bem otimizado nas SERPS e, quando os usuários entram no site, nem se quer conseguem achar uma informação que precisam, ISSO É PESSIMO. Pois, uma coisa é o Google entender que aquele site está otimizado e, outra, é que o site que o Google falou, é fácil de usar.
Com isso segue a dica: ao iniciar um projeto de web site, elabore um esquema de navegação contendo todas as páginas do site, relação entre elas, etc. No próprio Word, você consegue fazer esta estrutura de navegação, não ache que isso é desnecessário, pois, oferecer uma experiência ruim para o seu usuário, é oferecer uma experiência ruim para o Google.
Arquitetura de navegação (Feita no Microsoft visio)
Outro critério que agora ele está levando em consideração, é o Design do site. Através de um bom design, os usuários ficarão mais tempo navegando, fazendo com que sua taxa de rejeição seja baixa. O Google irá analisar essa taxa, para avaliar se este é um site relevante ou não, com base no tempo que o usuário ficar navegando nele e encontrar o que precisa, então, se você não cria um ambiente agradável para seus usuários, eles não ficarão em seu site, tornando as taxas de rejeição altas, sendo assim, o Google não tratará seu site como um site relevante.

E por último, não menos importante, as imagens do site. Nada de colocar imagens que já existem na internet. Cada dia que passa, o Google mostra sua capacidade de reconhecimento de imagens, após o lançamento do plugin Chrome que, você pode localizar onde uma certa imagem está sendo usada. Então, segue a dica, use imagens autênticas, caso não tenha condições de tirar suas próprias fotos, existem vários bancos de imagens pagos por aí, com preços bem acessíveis. Não coloque imagens de baixa qualidade ou imagem em tamanho thumbnail, procure colocar imagens bem focadas, com bom contraste e que tenha a ver com o contexto do conteúdo, não coloque uma imagem que não tenha a ver com o conteúdo da página escrita.

Para finalizarmos, vai a última dica: procure construir uma arquitetura de navegação inteligente, com um design atraente, contendo imagens chamativas e autênticas; com estes e os vários outros critérios que já conhecemos, o Google, com certeza vai olhar para nossos sites com outros olhos.
Um abraço e até a próxima.
Muito interessante esse post amigo! eu já estou usando esses novos critérios em meus sites, bem simples para o usuário navegar e com o visual bem legal!
ResponderExcluirabraços, Gabriel Lima.
http://vocedeolhoemtudo.com.br