segunda-feira, 7 de abril de 2014

O que significa taxa de conversão e como medir a taxa de conversão




O termo taxa de conversão possui muitas definições diferentes. Mas podemos definir que a taxa de conversão é o percentual de visitantes expostos a uma determinada campanha e que tomam alguma ação especifica. Por exemplo, comprar um Livro de Marketing digital.

Dentro de uma conversão temos varias micros e macros conversões, vamos ver na pratica o que é micro e macro conversão.

Micro conversão é: Uma pequena ação que um terminado usuário efetua em seu site, por exemplo, clicar em um determinado link.

Macro conversão: É uma conversão com maior grau de importância dentro do seu site. Por exemplo, colocar um produto dentro de um carrinho.

Vale lembrar que toda conversão faz parte de um funil de vendas, que é o passo a passo que foi definido pelo gestor do site ou e-commerce para alcançar a conversão final que é seria a venda.




Tipos de conversão existentes

Conversão em sites de comércio eletrônico:  Uma conversão em uma loja de comércio eletrônico ocorre quando um visitante faz um pedido no site.

Conversão em site de geração de leads: Uma conversão em site de geração de leads ocorre quando um visitante preenche com êxito um formulário de contato e o envia online.

Conversão em sites de conteúdo: Uma conversão em site de produção de conteúdo ocorre quando um visitante visualiza um ou mais artigos, passa mais tempo no site e o visita regularmente, podendo também assinar seu newsletter.

Conversão em sites de marca: Ocorre quando o alcance e o conhecimento da marca em um determinado nicho são ampliados, percebido pelos seus clientes.

Como calcular a taxa de conversão de um site 

A taxa de conversão é metida pelo Número total de pedidos dividido pelo número total de visitantes.

Vamos ver um exemplo prático:

Seu site recebe em média 18 mil visitas no mês e realiza certa de 200 vendas em média neste período, vamos ver como ficaria a taxa de conversão do seu site.

200/18.000 = 1.1%.

200 - Números de vendas que efetuamos no mês
18.000 - Número de visitantes no mês.

Bom pessoal, por hoje é só isso, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que farei um novo artigo só com as dúvidas de vocês.

Um forte abraço e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário